Saiba como você poderá regularizar um imóvel após o falecimento do vendedor.
- Laynara Maciel
- 23 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de jul. de 2024

A propriedade de um imóvel só é oficialmente transferida com o registro no cartório. Mas, o que fazer se o vendedor faleceu e você possui apenas um contrato de compra e venda? Existem várias formas de regularizar essa situação. As soluções mais comuns incluem:
1. Adjudicação Compulsória
A adjudicação compulsória é um processo judicial utilizado quando o vendedor falece antes de transferir o imóvel. Você pode obter a propriedade do imóvel judicialmente, comprovando que cumpriu todas as obrigações do contrato.
2. Usucapião
Se você possui o imóvel por um determinado período, conforme a legislação, pode solicitar a usucapião. Esse é um processo judicial ou extrajudicial que regulariza a posse prolongada e ininterrupta, convertendo-a em propriedade.
3. Inventário
Quando o vendedor falece, a abertura de inventário é necessária para que os herdeiros possam transmitir a propriedade do imóvel ao comprador. Esse processo pode ser feito judicialmente ou extrajudicialmente, dependendo do caso.
Qual a importância em consultar um Advogado?
Para qualquer uma dessas opções, é essencial contar com um advogado especializado.
A LM Advocacia possui ampla experiência nesse tipo de demanda e está pronta para oferecer a melhor solução para o seu caso.
Veja a vitória que tivemos recentemente em favor dos nossos clientes de um pedido de adjudicação compulsória:
Se você está enfrentando uma situação semelhante ou conhece alguém que precisa regularizar e transferir a propriedade de um imóvel, entre em contato conosco.
Estamos prontos para ajudar!
Entre em Contato Conosco
Agende um horário, nossa equipe está preparada para atender e orientar você da melhor forma possível.